terça-feira, 5 de junho de 2012


 A explosão solar ocorrida no dia 17 de Maio , fez a Terra criar um pulso energético que parecia estar  respondendo a atividade solar, após uma explosão solar,  monitores de Neutrons que monitoram nosso planeta, se iluminoram em resposta à explosão gerada pelo Sol, fato inedito em seis anos, apesar  de que era uma explosão de Classe  moderada, os cientistas, estão  tentando entender por que a Terra reagiu desta forma. Monitores de Nêutronios localizados ao redor de todo  mundo se iluminaram de forma surpreendente e misteriosa, em resposta à uma explosão de classe moderada, pela primeira vez em seis anos. 
O pulso de resposta, no entanto, não deveria ter acontecido, os cientistas estão tentando esclarecer o mistério, e o porquê o nosso planeta “pulsou” em resposta.
Talvez se eles ( os cientistas ) ponderassem que dia 17 de Maio a Terra estava entrando em alinhamento com  a Lua, o sol ,as Plêiades e o centro da galáxia, quem sabe não descobririam algo bem interessante que respondesse estas perguntas.



As partículas eram tão rápidas e com uma energia tão alta que, quando colidiram com átomos na atmosfera da Terra, provocaram uma chuva de partículas, geradas em cascata, em direção à superfície.[Imagem: Simon Swordy/University of Chicago, NASA]



Chuva de partículas cósmicas
No dia 17 de Maio último, explodiu na superfície do Sol uma erupção classe M.
A erupção disparou uma rajada de partículas solares, viajando quase à velocidade da luz, que atingiu a Terra cerca de 20 minutos depois.
Uma erupção classe M é considerada "moderada", pelo menos 10 vezes menos potente do que as super erupções classe X.
maior ejeção de massa coronal do atual ciclo solar - o Sol tem ciclos de atividade que duram 11 anos - ocorreu em Agosto do ano passado, chegando a X 6,9.
Mas as partículas que nos atingiram em 17 de Maio eram tão rápidas e com uma energia tão alta que, quando colidiram com átomos na atmosfera da Terra, provocaram uma chuva de partículas, geradas em cascata, em direção ao solo.
Reforço ao nível do solo
A chuva de partículas criou o que se chama GLE - Ground Level Enhancement um aumento do fluxo de raios cósmicos ao nível do solo.
GLEs são muitos raros - foram observados menos de 100 desses eventos nos últimos 70 anos, quando foram construídos os primeiros instrumentos capazes de detectá-los.
Além disso, este foi o primeiro GLE do atual ciclo solar - um ciclo marcadamente morno, que está longe do máximo esperado
Fonte: Nasa e Inovação Tecnologica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário