terça-feira, 21 de junho de 2011

CURIOSO, NASCIMENTO DE NOÉ

Os pergaminhos (conhecidos como manuscritos do mar morto) foram encontrados no deserto de Quran, entre 1947 e 1956, nas cavernas dentro de vasos deixados pelos Essenios. Os Judeus permitiam a leitura do texto, mas não era considerado parte da torah pelo fato do livro ter sido encontrado por eles escrito em aramaico, e não em hebraico, por este motivo a igreja também decidiu não incluir o Livro de Enoque.
Para quem não conhece... Enoque foi tataraneto de Seti, filho de Adão, foi o único homem de sua era a ter contato com o próprio Deus e com os anjos. Viu e conversou com os anjos que se contaminaram com os homens. E depois de séculos deixou de ser visto na terra por ter se santificado. O livro fala sobre as suas visões do Reino, e sobre a corrupção da humanidade junto aos anjos. E no final do seu livro ele faz uma profecia a respeito de Noe, o seu bisneto. É o que vemos a seguir:


Capítulo 105
1Depois de um tempo, meu filho Matusalém tomou uma esposa para seu filho Lameque.
2Ela ficou grávida dele, e deu um filho, a carne do qual era tão branca quanto a neve, e vermelho como uma rosa; o cabelo de sua cabeça era branco como o algodão,e longo; e cujos olhos eram belos. Quando ele os abriu, ele iluminou toda a casa, como o sól; toda a casa abundou de luz.
3E quando ele foi tirado da mão da parteira, Lameque seu pai ficou araid dele; e correndo, veio ao seu próprio pai Matusalém e disse: Eu gerei um filho, diferente dos outros filhos. Ele não é humano; mas, assemelhando-se à geração dos anjos do céu, é de uma natureza diferente dos nossos, sendo completamente diferente de nós.
4Seus olhos são brilhantes como os raios do sól; seu semblante é glorioso, e ele parece como se não pertencesse a mim, mas aos anjos.
5Eu estou temeroso de que algo miraculoso deva acontecer na terra nestes dias.
6E agora meu pai, deixa-me pedir e requerer de ti ir ao nosso progenitor Enoque, e aprender dele a verdade; pois sua residência é com os anjos.
7Quando Matusalém ouviu as palavras de seu filho, e veio a mim nas extremidades da terra; pois ele estava informado de que eu estava lá: e ele chorou.
8Eu ouví sua vóz, e vui a ele dizendo: Vêde, eu estou aqui, meu filho; já que tu vieste a mim.
9Ele respondeu e disse: Por causa de um grande evento eu venho a ti; e por causa de uma visão difícil de ser compreendida eu me aproximei de ti.
10E agora, meu pai, ouví-me; pois ao meu filho Lameque um filho nasceu, o qual não se parece com ele; e cuja natureza não é igual à natureza do homem. Sua cor é mais branca que a neve; ele é mais vermelho que a rosa; o cabelo de sua cabeça é mais branco que a lã; seus olhos são iguais aos raios do sól; e quando ele abriu-os ele iluminou toda a casa.
11Quando ele foi tomado ma mão da parteira,
12Seu pai Lameque temeu, e fugiu para mim, não acreditando que a criança pertencesse a ele, mas que ele assemelha-se aos anjos do céu. E eis que eu vim a ti para que possas me apontar a verdade.
13Então eu, Enoque, respondi e disse: O Senhor efetuará uma nova coisa sobre a terra. Isto eu tenho explicado, e visto numa visão. Eu tenho mostrado a ti que nas gerações de Jared meu pai, aqueles que estavam no céu desconsideraram a palavra do Senhor. Eis que eles cometeram crimes; deixaram de lado sua classe, e misturaram-se com mulheres. Com elas também eles transgrediram; casaram-se com elas e geraram filhos. (144)
(144) Depois deste vercículo, um papiro grego acrescenta: "os quais não são iguais aos seres espirituais, mas criaturas de carne" (Milik, p. 210).
14Uma grande destruição, portanto virá sobre toda a terra; um dilúvio, uma grande destruição, tomará lugar em um ano.
15Esta criança que nasceu ao teu filho sobreviverá na terra, e seus tres filhos serão salvos com ele. Enquanto toda a humanidade que está na terra morrerá, ele estará a salvo.
16E sua posteridade procriará na terra os gigantes, não espirituais, mas carnais. Sobre a terra uma grande punição será infligida, e ela será lavada de toda corrupção. Agora, portanto, informa ao teu filho Lameque que aquele que é nascido é seu filho na verdade; e seu nome será chamado Noé, pois ele será um sobrevivente. Ele e seus filhos serão salvos da corrupção que tomará lugar no mundo; de todo o pecado e de toda a iniquidade que consumirá a terra em seus dias. Depois disso haverá uma impiedade maior do que aquela que antes havia se consumado na terra; pois eu estou familiarizado com santos mistérios, que o próprio Senhor descobriu e explicou a mim; e os quais eu li nas tábuas do céu.
17Nelas eu vi escrito, que geração após geração transgredirá, até que, até que uma raça de justo se levantará; até que transgração e crime desapareçam da face da terra; até que toda bodade venha sobre ela.
18E agora, meu filho, vai dizer ao teu filho Lameque;
19Que a criança que é nascida é na verdade seu filho; e que não há decepção.
20Quando Matusalém ouviu as palavras de seu pai Enoque, o qual lhe havia mostrado toda coisa secreta, ele retornou com entendimento, e chamou o nome da criança Noé; porque ele consolou a terra por causa de toda sua destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário